Criar um Site Grátis Fantástico
 
nation2.com

comunidades.net

CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

 

  O Caminho    
 

 

 


Imagine a aventura: cruzar a Espanha inteira de leste a oeste a pé!

O Caminho de Santiago de Compostela é uma ancestral rota de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, aonde se acredita estar o túmulo do apóstolo homônimo.

Desde o século IX, homens e mulheres partem de suas cidades tendo como destino aquele lugar sagrado, movimento este que teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de viajantes.

Hoje em dia, pessoas de todas as idades imitam os passos medievais e percorrem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.

Um pouco de história:

Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago, foi pregar as "boas novas" em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, extremo oeste da Espanha. Ao retornar à Palestina, foi preso e decapitado, e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém.

Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, recolheram seus restos e os levaram de volta ao ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente em um bosque de nome Libredón.

O lugar foi esquecido até que oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio começou a observar um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa.

Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo.

A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se a fim de conhecer o sepulcro originando o Caminho de Santiago de Compostela.

  (

O Ano Santo.

O Jubileu Apostólico ou Ano-Santo Compostelano foi criado pelo Papa Calixto em 1221. Desde então, toda vez em que o dia consagrado a São Tiago –25 de julho, quando suas relíquias foram achadas por Teodomiro– cai em um domingo, este ano torna-se particular, com especiais bênçãos e privilégios espirituais aos peregrinos. Assim, na década de 90, foram contemplados o ano de 1993 e o calendário de 1999.

 

Uma grande festa se realizou a meia-noite do dia 31.12.1998, com a abertura da "Porta Santa" da Catedral de Santiago de Compostela; esta que ficou aberta por todo o ano.

O Ano Santo de 1999 foi:

O último da década - Nos anos 90, comemorou-se em 1993.

O último do século - 1909, 1915, 1920, 1926, 1937, 1938 (extraordinário), 1943, 1948, 1954, 1965, 1971, 1976, 1982, 1993 e 1999.

O último do milênio - O derradeiro festival Compostelano do segundo milênio, comemorado metodicamente desde 1221. O próximo será só em 2004.


A Arte no Caminho

A Rota de Santiago é o mais extraordinário trajeto monumental de todo Ocidente. São centenas de construções civis, militares e religiosas acrescentadas através dos séculos, que constituem-se muitas delas exemplos maiores de seus estilos arquitetônicos (românico, gótico, barroco, plateresco e neoclássico).
Assim, em 1993 o Caminho de Santiago de Compostela foi declarado Patrimônio da Humanidade por Decreto da Unesco.


A Peregrinação nos dias de hoje.

Embora não haja um ponto de partida definido (muitos europeus saem da porta de sua casa, seja ela onde for), a maioria dos modernos andarilhos acabam escolhendo um dos pontos cercanos à fronteira francesa, no caso, Saint-Jean-Pied-de-Port, Roncesvalles ou Somport (vide mapa).

Há em média 20.000 pessoas por ano viajando pelo norte da Espanha nas três maneiras reconhecidas como formas autênticas de peregrinação: a pé, de bicicleta ou a cavalo.


A Peregrinação de Santiago no Brasil.

A popularização do Caminho no Brasil deve-se, em primeiro lugar, ao escritor Paulo Coelho, que em seu livro “O Diário de Um Mago”, expôs sua peregrinação pelos campos espanhóis.

Outro fator decisivo foi a criação, em 1995, da Associação de Confrades Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - Brasil  (11 – 6950 5845), com sede em São Paulo, a primeira entidade do gênero na América Latina. Só em 1999, foram mandados à Espanha cerca de 1.370 peregrinos brasileiros, número este, bem superior aos anos anteriores.

Muitas são as intenções de quem procura um mapa do Caminho de Santiago. Alguns querem os detalhes que só mapas com escalas ampliadas podem oferecer, enquanto outros procuram apenas pela situação do Caminho de Santiago no mapa da Espanha, da Península Ibérica ou da Europa.

Além disso, são bem diferenciados até os mapas de mesma escala, fornecendo cada um deles detalhes distintos, como vegetação, clima, acidentes geográficos, estradas, hidrografia, etc.

Para tentar atender a todas as procuras, o que é uma pretensão quase inalcansável, é que apresentamos nesta página vários mapas do Caminho de Santiago.

A seguir, alguns mapas do Caminho de Santiago:


Mapa 1 - Caminho Francês, Caminho do Norte e outros - Turgalícia
 
 
 
Mapa 2.1
Mapa 2.2
 
Mapa 2.3
Mapa 2.4
Mapa 2.5
Mapa 2.6


 
Mapas 2 - Caminho Francês - Gov. Navarra
 
 
 
Mapa 3 - Caminho Francês e Caminhos do Norte com variantes
 
 
 

Mapa 4.1

Mapa 4.2
Mapas 4 - Caminho Francês - Gov. La Rioja
 
 
 
Mapa 5.1

 

Mapa 5.2

Mapa 5.3

Mapas 5 - Mapas da Credencial do Peregrino
 
Mapa 6 - Caminhos na Galícia
 
 
 
Mapa 7 - Plano e Itinerários em Santiago de Compostela
 
 
 
Mapa 8 - Plano do Metrô de Madrid

 

Santiago's old Town UNESCO World Heritage Site